quinta-feira, 7 de agosto de 2008

BARRA DE CUNHAÚ - Roldão Teixeira - 2a. parte

De todas as praias tu és a mais bela
A mais encantadora em todo Brasil
Tua beleza é milhões vezes mil
Ao exaltar-te falta tinta na aquarela
Povo humilde, gente singela
Que pesca sardinha, galo e paru
Cata marisco, ostra e sururu
Daqui não saio por nada no mundo
Sentimento e orgulho é profundo
Por ser nativo da barra do cunhaú

Final de janeiro aqui tem procissão
parte vem por terra, outra vem pelo mar
caminham lado a lado, até se encontrar
num ato de fé e muita devoção
as mulheres rezando de terço na mão
os homens levam andor, não quebram tabu
tem novena, leilão e peru
é nossa senhora dos navegantes
quem protege filhos, devotos, amantes
e todo povo querido de cunhaú

O ocaso me chama a atenção
O sol é vermelho, forte dourado
Até parece um reinado encantado
Mesma sintonia com tanta perfeição
O solo é fértil de alta produção
Engenhos temos torre, murim, pituaçu
Além de manguezais, falésias, ipu
Não é o céu, mas é um paraíso
Faço tudo quanto for preciso
Preservando as belezas de cunhaú

A boca da barra tem grandeza genial
Abre se fecha por forças naturais
Sua dentadura, arrecifes de corais
Sempre protegida pelo Belo pontal
Para quem navega é perigo sem igual
Vindo do norte para o litoral sul
Ver briga do mar com o curimataú
Também conhecido como rio da penha
Acolhendo a todos que aqui venha
Desfrutar das belezas de cunhaú

Escrevi este poema para te exaltar
Minha praia amada, berço querido
És minha mulher, sou teu marido
Porém qualquer dia eu vou te deixar
A viagem só de ida, não vou retornar
Vou falar com deus que fez eu e fez tu
Que te pintou de verde, branco e azul
Falar para ele como estás bonita
Só assim é que ele acredita
E vem morar na barra de cunhaú

3 comentários:

Anônimo disse...

Já ouvi em algumas ocasiões, Roldão declamar esse poema. Só não sabia que era de sua autoria. Parabéns pela inspiração!!!!!

Anônimo disse...

Eu acho que painho puxou a mim!!!!

Anônimo disse...

com certeza é admiradora do pai!
parabéns.

CARIBE NORDESTINO

CARIBE NORDESTINO
prática de kite surf